24-26 de Fevereiro: 3º encontro transfronteiriço das Brigadas

TRÊS DIAS DE DESACACIAÇÃO, DESEUCALIPTIZAÇÃO, ATIVIDADES CULTURAIS, FORMATIVAS E DE CONVÍVIO NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PT) E PARQUE NATURAL DO GERÊS (GZ)

As Brigadas Deseucaliptizadoras lançam uma nova convocatória do projeto transfronteiriço “Vemo-nos no monte!” que promove intercâmbios de trabalho, formação, cultura e convívio entre iniciativas de combate às espécies exóticas invasoras na Galiza e Portugal.

Logo das experiências na Serra da Estrela e Meira (Moanha) em 2022, nos dia 24 a 26 de fevereiro organiza-se uma brigada transfronteiriça no Baldio de Campo de Gerês e na Comunidade do Monte Veciñal en Man Común Serra do Xurés-Riocaldo (em Lóbios), situados respectivamente no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Xerés.

Os trabalhos e atividades realizaram-se durante toda a fim-de-semana e fará-se reserva para as participantes na Pousada da Juventude do Gerês (quartos para 2 pessoas). No sábado de manhã desacaciaremos no Baldio de Campo de Gerês e no domingo de manhã continuaremos com os trabalhos de deseucaliptização no MVMC de Xurés-Riocaldo. No sábado de tarde realizará-se uma jornada formativa impartida por Elizabete Marchante, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e coordenadora do portal Invasoras.pt

Para participar é imprescindível, além de estardes inscritas como Brigadistasenviar um correio-e a info@montescola.org até o próximo 30 de janeiro. As vagas são limitadas a 15 pessoas das Brigadas galegas e pedimos que apenas se inscrevam as brigadistas que podem confirmar já neste momento a sua participação. Criará-se uma lista de espera no caso de haver mais inscrições do que vagas.

A intervenção faz parte de uma parceria com o Centro de Estudos Euro-regionais Galiza | Norte de Portugal (CEER), Montescola e o projeto À Escuta apoiada polo programa Erasmus+. As brigadistas participantes terão direito a receber um certificado do Centro de Saberes para a Sustentabilidade, reconhecido oficialmente pola Universidade das Nações Unidas.

Moeda social “A Sabia” para as brigadistas participantes

Verdegaia colabora coa moeda social A Sabia na procura de crear sinerxías entre persoas e redes sociais, comunitarias, solidarias e ambientais fomentando o consumo de proximidade baseado na confianza e o apoio mutuo, e procura favorecer o pequeno comercio e o autoemprego.

A Sabia ofrece, ás e aos Brigadistas que o desexen, unha cantidade en moeda social que poderán recibir na súa conta cada vez que participen nunha brigada como a desta convocatoria.

Para poder recibir a moeda hai que abrir unha conta na aplicación Cyclos: e enviar un email a compostela@verdegaia.org ou un correo á conta de cyclos de Verdegaia informando do seu interese en recibir a moeda.

VÉMONOS NO MONTE!

 

Comments are Closed

© 2024: Brigadas deseucaliptizadoras | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress